sábado, 9 de fevereiro de 2013

Em Ritmo de Festa [?]


Assim como "Janeiro" remete-se automaticamente à ferias, "Fevereiro" é a palavra unanimemente relacionada ao carnaval. Pois é... muitas cores, muito samba, muita 'alegria', uma festa danada. De onde veio tudo isso? 
Segundo a esposa do Dr.Google, a Sra.Wikipedia:

"Carnaval é uma festa que se originou na Grécia em meados dos anos 600 a 520 a.C.. Através dessa festa os gregos realizavam seus cultos em agradecimento aos deuses pela fertilidade do solo e pela produção. Passou a ser uma comemoração adotada pela Igreja Católica em 590 d.C.. É um período de festas regidas pelo ano lunar no cristianismo da Idade Média. O período do carnaval era marcado pelo "adeus à carne" ou do latim "carne vale" dando origem ao termo "carnaval". Durante o período do carnaval havia uma grande concentração de festejos populares. Cada cidade brincava a seu modo, de acordo com seus costumes. O carnaval moderno, feito de desfiles e fantasias, é produto da sociedade vitoriana do século XIX. A cidade de Paris foi o principal modelo exportador da festa carnavalesca para o mundo. Cidades como Nice, Nova Orleans, Toronto e Rio de Janeiro se inspirariam no carnaval parisiense para implantar suas novas festas carnavalescas. Já o Rio de Janeiro criou e exportou o estilo de fazer carnaval com desfiles de escolas de samba para outras cidades do mundo, como São Paulo, Tóquio e Helsinque."

Para quem não sabia a origem carnavalesca, aí está mais uma fatia de cultura para você.  Agora, coisas que rodeiam a minha mente. Analisem a foto a seguir:
Carnaval das Antigas (Não sei o ano)
Percebam as pessoas fantasiadas, vestidas. Claramente estavam "brincando" o carnaval.
De acordo com a wikipedia, vimos que o carnaval, originalmente, era uma festa aos deuses, depois uma festa Católica e tals. Mas nesse post o que quero comentar independe de religião. Vou me ater a responsabilidade da "diversão" implicada nesta data.
Bem, também não vou falar de moralidade, porque com certeza é algo claro demais para se tocar no assunto. 
Então voltando à "Brincadeira"... para quem gosta de carnaval, deve ser ótimo estar com os amigos fazendo mil e uma estripulias. Mas vamos lembrar de alguns fatores que mudaram o carnaval ao longo dos anos.
- Respeito: Se você gosta, vá em frente. Se eu não gosto, não queira me obrigar.
- Altruísmo: Se não perde a oportunidade de tomar uma gela, evite de pegar na direção de um carro, porque se só você morrer num acidente, ao menos você procurou isso. Mas matar inocentes por irresponsabilidade é muito para eu considerar diversão.
- Responsabilidade: Antes de sair com alguém pense na quantidade de crianças que nascem em novembro, frutos da diversão de "uma-noite-só". Vale salientar que algumas são encontradas no lixo.
Enfim, é isso galera. Não estou fazendo apologia nem de um lado nem de outro. Carnaval existe, então analisem o conceito real de diversão antes de fazerem tantas besteiras. Não causem, nessa diversão o sofrimento de tantos outros.
No mais, estarei orando por todos que estão por aí nas estradas, nas festas e tudo mais para que o máximo de pessoas não se machuquem.
(Danie Pip S.)
~ * ~

- Ponto Baixo:
É muito estudo pra pouca cabeça, o boletim não está tão merecedor do orgulho paterno.

- Ponto Alto:
Regulamento da SAE 2013 saiu, agora é ir com gosto de gás no projeto.

- Versículo:
"LEMBRA-TE também do teu Criador nos dias da tua mocidade, antes que venham os maus dias, e cheguem os anos dos quais venhas a dizer: Não tenho neles contentamento."
(Eclesiastes 12.1)

- Curiosidade:
 O carnaval do Rio de Janeiro está atualmente no Guinness Book como o maior carnaval do mundo, com um número estimado de 2 milhões de pessoas, por dia, nos blocos de rua da cidade. 

- Música:
Glenn Miller Orchestra - In The Mood
Como acordei animada, independente do Carnaval, resolvi compartilhar essa música orquestrada. Ela é de 1940 e foi usada n novela Chocolate com Pimenta na passagem de um dia para outro. 

- Aquele Abraço:

Vai para meus Jéssika, Edivaldo e Eliedson que estiveram comigo firmes na ufersa em plena sexta-feira, absolutamente deserta. Um salve também para Djailton que nos deixou no centro kkkk ;)
Adoro vocês, galera ;*

No mais, é só.
Beijos!
Danie Pip S.

Nenhum comentário:

Postar um comentário