sexta-feira, 10 de setembro de 2010

A Independência do Brasil que ainda não aconteceu!

Caros leitores, peço desculpas pelos dias desatualisado. Mas há de se convir que imprevistos acontecem. Porém, como prometi, ai está a participação do meu amigo Modesto "Cazu" no texto que segue.


A Independência do Brasil que ainda não aconteceu!

Denomina-se Independência do Brasil o processo que culminou com a emancipação política desse país do reino de Portugal, no início do século XIX. Oficialmente, a data comemorada é a de 7 de setembro de 1822, quando ocorreu o episódio do chamado "Grito do Ipiranga". De acordo com a história tradicional, nesta data, às margens do riacho Ipiranga (atual cidade de São Paulo), o Príncipe Regente D. Pedro que provavelmente sofria de doenças sexualmente transmissíveis bradou perante a sua comitiva: “Independência ou Morte”.

Nestes 188 anos de “independência” o Brasil se desenvolveu, cresceu, passou a exportar produtos. Territorialmente considerado um “país-continente” o Brasil é o maior exportador de grãos de soja do mundo, sendo um dos maiores produtores de alimentos também. Temos uma complexa rede de elementos culturais e religiosos que interagem entre si e fazem do nosso povo uma múltipla face de negros, brancos, mulatos, que vão desde a prática religiosa de matrizes africanas ao catolicismo e o protestantismo, originalmente europeus.
Nos últimos oito anos nosso salário mínimo saltou de míseros 200,00 reais que não tinha o poder de compra nem próximo a 100,00 dólares para 538,00 que supera o valor de compra de 200,00 dólares. A abertura de novas vagas no ensino superior e a interiorização dos serviços prestados pelas universidades ditam o ritmo de uma nova dinâmica acadêmica e onde não se via universitários no interior do Nordeste, passa a vê-los aos montes.
Mais um sete de setembro se aproxima e neste ano de 2010 completamos 188 anos de uma suposta independência política de Portugal. Um país que vem avançando tanto nos últimos anos em vários setores importantes peca seriamente na defesa de sua soberania, que hoje se caracteriza nas reservas petrolíferas da camada do Pré-Sal e na natureza deslumbrante e ainda imensa da floresta Amazônica. Estamos a leiloar nossas bacias petrolíferas e o Governo que mudou a vida de 55 milhões de brasileiros que saíram da faixa de pobreza, é o mesmo Governo que vende nossa soberania nacional aos empresários do estrangeiro. Nestes altos e baixos, corre uma eleição presidencial e os temas de independência econômica e soberania nacional não são tocados como se fossem pilares já edificados, ou como santos em um altar de onde não se espera mais milagres. Eis um grande erro.

Enquanto houver brasileiros sem acesso a educação, saúde, habitação, segurança pública, assistência social e cidadania não poderemos dizer que somos independentes. Enquanto houver a moléstia da fome e o pecado da corrupção, nosso país continuará a entrega suas maiores riquezas a empresários e investidores internacionais, e creiam que sem soberania não há independência. Sem independência, não há liberdade plena.


(Modesto Batista Neto)
~ * ~

- Ponto Baixo*:
Não propositalmente, acordei um amigo em pleno feriado às 08:30! k k k k

- Ponto Alto*:
Depois de vários "7 de setembro" esquecidos pela cidade, houve um pequeno desfile e hasteamento da nossa linda bandeira. Pena que não cantaram o Hino da Independência, foi cantado apenas o o Hino Nacional.

*Referente ao dia 07.09.10


- Notícia:
Prazo para religar energia será reduzido para 24 horas, diz Aneel!

Resolução aprovada nesta quinta cria novas regras para distribuidoras.
Agora, todos os municípios terão postos de atendimento presencial.

A diretoria da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou nesta quinta-feira (9) uma resolução que unifica e cria novas exigências referentes a direitos e deveres dos consumidores. A principal novidade é a exigência de que as distribuidoras de energia elétrica instalem postos de atendimento físico em todos os municípios em que atuam.

A Aneel também mudou as regras para o corte da energia no caso de não pagamento da conta. Ficou mantida a determinação de que o corte só pode ocorrer após 15 dias da notificação do atraso. A diferença é que, a partir de agora, a distribuidora terá o prazo máximo de 90 dias para fazer o corte da energia por falta de pagamento. Ou seja, se um consumidor não paga uma conta deste mês, mas quita as próximas e não é notificado do débito anterior em, até 90 dias, o corte não pode mais ser feito. A distribuidora pode cobrar a conta, mas não pode cortar mais a luz do consumidor. Essa regra entrará em vigor a partir do dia 1º de dezembro.

Tirado de [http://g1.globo.com]
Para ler mais, clique aqui.

- Curiosidade:
Apesar de, além das aulas de história, o nome D.Pedro ser lembrano anualmente no dia 7 de setembro, raramente se menciona que seu nome completo era Pedro de Alcântara Francisco Antônio João Carlos Xavier de Paula Miguel Rafael Joaquim José Gonzaga Pascoal Cipriano Serafim de Bragança e Bourbon!

- Dica:
Procure informar-se mais sobre sua nação.

- Música:
Hino da Independência - (Evaristo da Veiga e D.Pedro I)

- Abraço:
A todos os brasileiros que se orgulham de o ser, apesar dos defeitos que temos como nação!

- Versículo:
12 Bem-aventurada é a nação cujo Deus é o Senhor, e o povo ao qual escolheu para sua herança.
(Salmos 33:12)
Para ler mais, clique aqui.

Sem mais ;)
Beijo da Pip's
:*

Danie Pip S.

Nenhum comentário:

Postar um comentário