domingo, 5 de setembro de 2010

A Raiva

A raiva embora seja um dos sentimentos presentes na vida do ser humano, é um dos piores, dos mais perigosos. A raiva tem o poder de nos emburrecer. Quando estamos com raiva, falamos sem pensar, agredimos a todos, de maneira cruel e muitas vezes covarde. Quando sentimos raiva saímos atirando pedras pra todos os lados; mesmo que em um deles esteja alguém especial e importante para nós. É, a raiva tem esse poder - esse poder negativo, feio, obscuro, fedido. A raiva é como uma erva daninha. Ela nasce e se não for cortada, arrancada rapidamente pelo tronco, acaba tomando conta do nosso jardim, do nosso coração, do nosso eu; acaba matando aquela flor de que tanto gostávamos. A raiva nos deixa cego, violento, sem censura. A raiva nos deixa amargo, modifica nosso comportamento e o nosso físico. Ela nos consome, toma conta do nosso corpo por inteiro. A raiva cresce rapidamente, até chegar ao ponto de não podermos mais controlá-la. Age como um veneno que nos mata lentamente. Ela vem e se não soubermos administrá-la, se desprender dela, ela ganha forças, amarra-se em nossa mente, agarra-se ao nosso corpo. A raiva é um bicho, um bicho nojento, sujo, que nos separa de quem nós amamos, nos entristece, vai nos consumindo aos pouquinhos. A raiva faz parte da vida do ser humano, não há dúvidas; mas não devemos nos apegar a ela, não devemos gostar de ter raiva, não se incomodar com a raiva, achar que é natural, esse é o problema! A raiva faz agente perder as amizades ou nos distanciarmos delas; perder a noção de certo e errado. A raiva ainda nos empobrece espiritualmente, nos deixa fraco, sem vida, sem cor. A raiva só nos dar raiva, pois gera mais raiva ainda.

Mas então, o que fazer quando sentimos raiva? Não há remédios, fórmulas prontas. Devemos ser conscientes de que a raiva só nos faz mal. Tem gente que conta de um a dez, de um a vinte, de um a trinta ou até de um a cem. Se essa tática funcionar, use-a. Tem gente que prefere explodir e sair por ai agredindo os outros com palavras e ações – não recomendo esse fim! Outros pedem desculpas depois do erro. Alguns se entregam por inteiro a esse sentimento, outros fazem de tudo para não deixá-lo crescer, espalhar-se. Há também quem faça de sua raiva um aprendizado, uma reflexão, um momento para perdoar, para crescer e evoluir – eis o conselho que dou.

Faça de sua raiva um meio de entender a si mesmo, um momento só seu que deve ser respeitado, entendido, mas nunca passado adiante, descontado nos outros, usado como uma arma ou argumento. Aproveite a exaltação da raiva para melhorar, repensar, mas nunca deixar que ela cresça, evolua. Corte sua raiva pelo tronco, se achar que restaram alguns resquícios, plante a semente de um girassol bem em cima dela e regue todos os dias com muito carinho, humildade, amor e respeito. Pois não esqueça, mesmo que não gostemos de algo ou de alguma pessoa, devemos respeitá-los acima de tudo. A vida é feita de erros e acertos, mas podemos escolher que tipo de pessoas queremos ser. Podermos ser uma pessoa raivosa, agressiva, mal educada, que não se importa com os sentimentos dos outros ou ainda, uma pessoa compreensiva, sincera, verdadeira, amiga e gentil. A decisão é nossa.


(Rômulo Gomes)


~ * ~


- Ponto Baixo:
Pedro vinha pra Santana mas acabou não dando certo.

- Ponto Alto:
Toquei violão na igreja, coisa que não fazia há um bom tempo! ; )


- Notícia:
Castelão dominado: Vasco bate o Ceará

Zé Roberto, em bonito gol, e estreante Fellipe Bastos põem fim a invencibilidade do rival.
Time sobe para a sétima posição.

Tirado de [http://globoesporte.globo.com]
Para saber mais, clique aqui.

- Curiosidade:
Se todos os cachorros quentes consumidos pelos americanos em 1 ano fossem enfileirados, poderia ser feita uma "ponte" que daria duas vezes a distância da Terra até a Lua.

- Música:
Poder pra Salvar - Hillsong

- Dica:
Quem vive do passado é museu, mas às vezes é bom relembrar de alguns momentos marcantes (ou não) da sua vida. Então separe um dia na sua agenda e veja suas fotos antigas de família (e outras coisas).

- Abraço:
Hoje vai para Rômulo Gomes não só o meu abraço, mas também meus agradecimentos pela participação aqui no "Diário de Uma Universitária"!

- Versículo:

1Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu.

2 Há tempo de nascer, e tempo de morrer; tempo de plantar, e tempo de arrancar o que se plantou;

(Eclesiastes 3: 1 e 2)

Para ler mais, clique aqui.


Nada mais a comentar!

Beijo da Pip's ;*

Danie Pip S.


5 comentários:

  1. Peço desculpas pelo mal ajuste do texto (fonte, tamanho e etc). Realmente não sei o que houve com o Blogger hoje, quase que não consegui postar.

    ResponderExcluir
  2. "Vasco, Vasco, VascôôôôÔÔÔÔÔÔÔÔ... Meu VASCÃO, vamos que vamos..."

    ResponderExcluir
  3. Ótimo texto! Realmente agir impulsivamente não é a melhor solução para os problemas da vida... Tudo é um aprendizado constante!

    ResponderExcluir
  4. Obrigado Danie e obrigado meu querido amigo, Diuân Feltrin... Não há coisa mais gratificante para um escritor e/ou futuro escritor do que alguém poder ler seus textos...

    RÔMULO GOMES

    ResponderExcluir